Páginas

10/04/2024

1º Dia da 61ª Assembleia da CNBB


Foto:Vatican News

Retiro dos Bispos do Brasil, com pregação do cardeal Pietro Parolin, marcará os dois primeiros dias da 61ª AG CNBB

O primeiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), 10 de abril, tem início às 7h, com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, presidirá a celebração que terá como concelebrantes os membros da presidência da Conferência: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoerpers. Os membros do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, composto por bispos que presidem as Comissões, integrarão a procissão de entrada.

A Sessão de Abertura da 61ª AG CNBB acontece de 8h45 às 9h45 (neste momento, a Assessoria de Comunicação da Assembleia abrirá a plenária para a entrada dos veículos de comunicação credenciados captarem apenas imagens).

Quem faz a abertura da primeira sessão da Assembleia é presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, seguido por saudações do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes; o reitor do Santuário N.. de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo e o prefeito de Aparecida, Luís Carlos de Siqueira. Os demais representantes da presidência da CNBB também integram a mesa de abertura.

Participam da primeira Coletiva de Imprensa, às 10h30, na Sala de Coletivas, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. 

Os jornalistas não credenciados que desejarem participar remotamente poderão enviar suas perguntas para o WhatsApp da Assessoria de Comunicação - (61) 2103-8313.

O destaque da segunda sessão, que terá início às 11h, ficará por conta da  apresentação do Relatório do Presidente, com a síntese das ações da CNBB, sob a condução de sua nova presidência no período que compreende a última assembleia, a 60ª AG CNBB - abril de 2023 a abril de 2024. 

O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país, às 11h50.

O Retiro dos Bispos, cujo pregador será o cardeal Parolin, tem início às 16h desta quarta-feira, 10 de abril, e se estende por todas as sessões do dia 11/04. Como parte do momentos de oração, neste dia, os bispos vivenciarão a celebração penitencial, às 10h30.

No dia 10 de abril, a Assessoria de Comunicação da CNBB estimulou a Igreja e comunidades católicas no Brasil a criarem momentos de oração pela 61ª AG CNBB e a compartilharem nas redes sociais usando a hashtag #eurezopelaassembleiadosbispos.

 No dia 12/04, retomam-se as sessões para encaminhamentos dos temas da Assembleia.

Onde acompanhar a 61ª Assembleia da CNBB?

● Hotsite da Assembleia Geral e site da CNBB

● Acompanhe a cobertura nas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook)

● As celebrações e coletivas serão transmitidas pelo portal A12 e no canal de Youtube

da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

Oração do Jubileu 2025