Páginas

02/12/2022

“Vocação: graça e missão” - 3º Ano Vocacional no Brasil

 

O 3º Ano Vocacional comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil. É celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.

O que se pretende

O objetivo principal é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O tema se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o nº 78, do Documento Final.

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (cf. Mc 3, 13-19) ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo. Ouvindo o seu chamado, o seguimos, avançando para águas profundas na intimidade com Deus. Podemos, com sua graça, ir em missão, com o coração ardendo de amor por Jesus, colocar os pés a caminho e trabalhar com ardor incansável a exemplo dos discípulos de Emaús e dos apóstolos, para que o reino de Deus aconteça.

Entrevista com Dom Salm


O bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm, afirma que: “O 3º Ano Vocacional não é uma campanha, mas evangelização com o espírito da iniciação a vida cristã”. Entrevista com Dom Salm, feita pelo padre Luiz Miguel Modino, assessor de comunicação do regional Norte 1 da CNBB pode ser lida, na íntegra, em Ano Vocacional no Brasil

I Experiência Vocacional-Missionária Nacional "Pés a caminho"

Teve início na quinta-feira, 05 de janeiro, e segue até o dia 17, a I Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a caminho”. A atividade missionária acontece na Arquidiocese de Manaus, Amazonas, com a participação de mais de 300 pessoas, entre seminaristas, formadores, bispos, religiosas e jovens vinculados à Juventude Missionária dos 19 regionais da Igreja do Brasil. A iniciativa envolve diversos organismos eclesiais (Pontifícias Obras Missionárias, Pontifícia União Missionária, Juventude Missionária, Conselhos Missionários de Seminaristas, Organização dos Seminários do Brasil) e se insere dentro da dinâmica do 3º Ano Vocacional do Brasil.

O projeto tem como objetivo geral: “oferecer aos participantes a oportunidade de perceber e assumir, na prática, que a experiência missionária, além de ser elemento do processo de crescimento humano e espiritual, é também um valioso e indispensável meio para a formação da mentalidade e do coração missionários do seguidor de Jesus Cristo”.

Após a acolhida, no final da tarde da quinta-feira, 05 de janeiro, o dia seguinte foi dedicado à espiritualidade e à formação, sendo concluído com a convivência e partilha das realidades. A experiência missionária acontece nas comunidades das áreas missionárias, em meio à realidade ribeirinha e de periferia e também em comunidades eclesiais com outro dinamismo, como o protagonismo do laicato, entre os dias 08 e 14 de janeiro. Os dias 15 e 16 serão para a avaliação e retorno ao seminário que acolhe os missionários. O final da manhã do dia 17, será dedicado à conclusão da I Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a caminho”.

Subsídios para o  3º Ano Vocacional



Diversos subsídios foram produzidos para a animação deste ano: texto-base, diversos artigos, uma logo, spots, a oração, o cartaz, o hino, o site que pode ser acessado em  https://anovocacional.cnbb.org.br/

O 3º Ano Vocacional pode ser acompanhado também pelo facebook   e,  pelo instagram /anovocacional/.




Oração do ano vocacional 2023

Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar as famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor,

a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a vocação aos ministérios leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.

Amém!

 

29/11/2022

Dom Valdir José de Castro,ssp, é ordenado bispo e toma posse na Diocese de Campo Limpo

Na tarde do sábado, 26 de novembro de 2022, Dom Valdir José de Castro, SSP, recebeu a ordenação episcopal e tomou posse como 3º Bispo da Diocese de Campo Limpo, em missa na Catedral Santuário Sagrada Família, na zona Sul da capital paulista.  


TUDO POR CAUSA DO EVANGELHO

Em seu primeiro pronunciamento como bispo, Dom Valdir rendeu graças a Deus pelo chamado ao serviço episcopal. “Agradeço ao Supremo Pastor, que, não obstante às minhas limitações, me chamou ao ministério episcopal. A Ele eu louvo e rendo ação de graças”, disse. 

Em seguida, Dom Valdir agradeceu a Dom Odilo, aos coordenantes, aos outros bispos presentes, ao clero, membros da Família Paulina, familiares, amigos de perto e longe e ao povo da diocese, que ocupou cada espaço disponível da Catedral. “É bonito quando uma celebração busca unir a Igreja para a gente caminhar junto, fazendo da nossa vida uma grande celebração como diocese.”




Dom Valdir José de Castro é ordenado bispo e toma posse na Diocese de Campo Limpo

E, falando sobre o lema escolhido para seu episcopado – “Omia propter Evangelium (Faço tudo pelo Evangelho)” –, o Bispo explicou sua inspiração: “O Evangelho é, antes de tudo, Jesus, e, na linha e nos passos do apóstolo Paulo e de tantos santos e santas, quero fazer esse caminho de viver e anunciar o Evangelho”. 

Esse lema também está gravado em seu báculo pastoral, entalhado na madeira abaixo das imagens do apóstolo São Paulo, que tem o livro dos Evangelhos em uma das mãos, enquanto a outra segura a mão de Jesus, o Divino Mestre, referenciais da espiritualidade paulina. 

Sem deixar de falar sobre sinodalidade e a comunicação, o novo bispo deu as diretrizes de seu pastoreio: 

  • “É preciso fazer o caminho sinodal de caminhar juntos na missão de evangelizar, valorizando o caminho da comunicação. Não existe caminho sinodal sem comunicação, com o Espírito e entre nós. Precisamos ser ‘artesãos de comunhão’, que cada um de nós possa dar a sua parte, viver a unidade na diversidade.” 

Andrea Rodrigues

Especial para O SÃO PAULO 

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

58º Dia Mundial das Comunicações Sociais - 12 de maio de 2024

Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana  O Papa Francisco reflete sobre a evolução da intelig...