Páginas

4. Para visitar a quem?

"Ide por todo o mundo. Pregai o Evangelho a toda criatura"
(Mc 16,15)
A visita dos discípulos missionários  se destina a todos.
Em fidelidade ao Evangelho, no seguimento de Jesus Cristo, atenção especial deve ser dada aos sofredores, aos jovens.
aos pobres, aos excluídos, aos afastados sejam eles quais forem, estejam eles onde estiverem. Não poderão ser esquecidos os desanimados, os desesperançados e os pequenos. As visitas devem incluir casas de repouso de idosos, creches, escolas, universidades, hospitais, abrigos, centros de tratamento de dependentes e de soropositivos.

Jesus saiu ao encontro de pessoas em situações muito diferentes: homens e mulheres, pobres e ricos, judeus e estrangeiros, justos e pecadores... convidando-os a segui-lo. 

Mateus 25,31-46
«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo.

35 Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer;
eu estava com sede, e me deram de beber;
eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa;
36 eu estava sem roupa, e me vestiram;
eu estava doente, e cuidaram de mim;
eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’.

37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40 Então o Rei lhes responderá: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.’
41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42 Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; 43 eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar’. 44 Também estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?’ 45 Então o Rei responderá a esses: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram’. 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.»

Obras de Misericórdia Espirituais

- Instruir (ensinar os que não sabem)
- Aconselhar (dar bons conselhos aos que necessitam)
- Consolar (Aliviar o sofrimento dos aflitos)
- Confortar  (Fortalecer os angustiados e abatidos)
- Perdoar (as injustiças de boa vontade).
- Suportar com paciência (as adversidades e fraquezas do próximo)
- Rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos

Obras de misericórdia corporais

- Dar de comer a quem tem fome.
- Dar abrigo aos peregrinos.
- Assistir os enfermos
- Dar de beber ao sedento
- Vestir os nus
- Socorrer os prisioneiros
- Enterrar os mortos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

58º Dia Mundial das Comunicações Sociais - 12 de maio de 2024

Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana  O Papa Francisco reflete sobre a evolução da intelig...