Páginas

13/04/2024

Coletiva de imprensa tratou de análise de conjuntura, Sínodo, Jubileu, CELAM

Veja 
Coletiva de Imprensa - 13 de abril 2024 AQUI


No dia 13 de abril, participaram da coletiva de imprensa, o bispo de Petrópolis (RJ), dom Joel Portela, que falou sobre a análise de conjuntura eclesial; o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, que apresentou a participação da Igreja do Brasil no Jubileu 2025 cujo lema é “Peregrinos da Esperança”; o bispo auxiliar de Cusco e secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), dom Lizardo Estrada, que falou das perspectivas pastorais do organismo; e o presidente do regional Nordeste 3 e bispo da diocese de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros, da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil. Depois da breve exposição de cada um, responderam a diversas perguntas  dos jornalistas presentes.


Dom Joel comentou dois termos: "pluralização" e  "individualização", uma característica de hoje que leva muitas pessoas a dizerem que creem em Deus "a meu modo". A Igreja propõe em vista de superar esta postura, as comunidades eclesiais missionárias. Ali se cultiva o convívio, o testemunho. 

Dom Justino falou do Jubileu 2025 para celebrar a fé e a encarnação. Perspectivas pastorais, o ano da graça, o ano do repouso, o ano do perdão das dívidas. O papa Francisco propõe o lema de Peregrinos da Esperança, para reavivar a esperança, a consolação, a libertação do que escraviza.

Dom Lizardo falou da Conferência Latino-americana (CELAM), da colegialidade entre os bispos das 22 conferências episcopais, da reflexão teológica, da conversão pastoral, em chave sinodal, em renovação.

Dom Dirceu falou como representante da CNBB no Sínodo. Falou de uma nova escuta, da animação das comunidades para que se apropriem do Relatório de síntese da primeira sessão do Sínodo. Como ser uma Igreja sinodal em missão? Este novo jeito de caminhar como Igreja no 3º milênio. Falou do método do diálogo no Espírito, ou da conversação espiritual, que cultiva a arte do diálogo e da proximidade.

4º Dia na AG/CNBB - Ministério de catequista

Na 61ª AG/CNBB instituição do ministério de 19 catequistas                                                                                                    

No quarto dia da assembleia dos bispos, em Aparecida, presidiu a Missa às 7h, o arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin.  Na ocasião, receberam o ministério de catequistas, segundo o Motu Próprio Antiquum Ministerium,  publicado em 2021, pelo Papa Francisco, 19 catequistas representando os 19 Regionais da CNBB. 

No Motu Proprio, que estabeleceu o ministério de catequista, o Papa Francisco delegou às conferências episcopais a responsabilidade de definir os critérios e o caminho formativo para a concessão desse ministério. O rito que será seguido neste sábado foi traduzido pela Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, confirmado pelo Vaticano em janeiro de 2023 e publicado, pela Edições CNBB, sob o título “Rito da Instituição de Catequistas”. A partir daí, foi considerada a relevância de se fazer um momento público para instituição dos catequistas no país. 

                                                        

As catequistas presentes, receberam, na Missa da Assembleia da CNBB, dos bispos presidentes dos Regionais,  como lembrança e instrumentos de seu ministério, a cruz e a Bíblia. Um momento forte em homenagem a todas/os os catequistas do Brasil.                                                                                             

Dom Leomar Brustolin, da Comissão Bíblico-catequética, 
expressou a gratidão dos bispos a todos/as  os/as catequistas do Brasil

Segue a Assembleia com intensa programação. 

Às 10 h, Coletiva de Imprensa

A quarta coletiva de imprensa, que tem início às 10h, recebe o bispo auxiliar de Cusco Peru e secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano, dom Lizardo Estrada Herrera; o bispo de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que falará sobre o processo do Sínodo sobre a Sinodalidade; o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros, que abordará o tema Jubileu 2025; e o bispo de Petrópolis (RJ), dom Joel Portella Amado, que apresentará elementos da análise de conjuntura eclesial

 Na sétima sessão da 61ª AG CNBB, que acontece das 8h30 às 10h30, com um intervalo, o bispo auxiliar de Cusco e secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), dom Lizardo Estrada, vai falar sobre as perspectivas pastorais do organismo; o presidente do regional Nordeste 3 e bispo da diocese de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que participa da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil e participou da primeira etapa mundial do Sínodo, em Roma, em outubro de 2023, fará um informe sobre o processo da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos; e o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, vai apresentar o processo de mobilização da Igreja no Brasil para participar do processo do Jubileu 2025 cujo lema é “Peregrinos da Esperança”. 

A oitava sessão da assembleia abordará um dos quatro temas prioritários do encontro do episcopado brasileiro com o tema: “Desafios e Luzes para a evangelização da juventude”. O momento será conduzido pelo bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Vilson Basso, os bispos e o assessor que integram a comissão e dois jovens representantes da Pastoril Juvenil brasileira. 

As nona e décima sessões serão dedicadas a informes das Comissões para a Doutrina da Fé, Comissão Episcopal para a Liturgia, Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos, Campanhas da CNBB, Fundo Nacional de Solidariedade, Congresso Missionário Nacional e os 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil. 


Onde acompanhar a 61ª Assembleia da CNBB? 

Acompanhe a cobertura das sessões nas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebok) 



12/04/2024

61ª AGCNBB - Relatório, Análise de Conjuntura, Novas Diretrizes

 


Relatório da Presidência da CNBB

No início da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a presidência da entidade apresentou seu Relatório anual de atividades.

A presidência fez uma breve síntese das ações desenvolvidas pelas Comissões Episcopais permanentes e algumas comissões especiais.

Destacou  as principais atividades da presidência, no período de maio de 2023 e abril de 2024,  em seis blocos: gestão eclesial, CNBB Solidariedade, Relações institucionais e governamentais, Pronunciamentos e visitas oficiais, Comissões Episcopais e Colégio Pio Brasileiro.



Memória dos bispos falecidos

O dia 12 de abril na 61ª AGCNBB, iniciou com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Londrina (PR),  dom Geremias Steinmetz, fazendo memória aos bispos falecidos desde a última Assembleia. A  partir do Evangelho, o celebrante lembrou o profetismo dos bispos que já fizeram sua páscoa. Entre eles, o cardeal Geraldo Magela Agnelo que a partir da pequena Florestópolis (PR) e com a assessoria da Dra. Zilda Arns, criou a Pastoral da Criança que já salvou milhares de crianças no Brasil e no mundo.



Falou da necessidade de, ao pensar nas novas Diretrizes, renovar a Pastoral da Igreja.



Coletiva de Imprensa

A coletiva desta sexta-feira, 12 de abril, teve a presença de  dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão do Tema Central da Assembleia; e dom Francisco Lima, bispo de Carolina (MA), presidente da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB.

Em vista das novas Diretrizes

Dom Leomar fez referência à motivação da Igreja como Casa Comum, que agora, deve alargar sua tenda a novos contextos. Fez referência por exemplo, à IA, à catequese de jovens e crianças. Disse que é preciso três atitudes, ao pensar em novas Diretrizes: 1. Escutar o contexto; 2. Discernir e viver a conversão pastoral; 3. Propor novos caminhos para a missão evangelizadora, com uma linguagem mais propositiva. Respondendo às perguntas de jornalistas, disse que os bispos estarão atentos a sujeitos como: juventude, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e vulneráveis. Para chegar a pensar em novas Diretrizes, os bispos ouviram comunidades, pastorais, movimentos e o próprio Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP)


Análise de Conjuntura

O presidente da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB, Dom Francisco Lima, comunicou que foi apresentada aos bispos a Análise de Conjuntura onde se destaca o mundo polarizado, multipolar na luta de poderes, conflitos, a ligação do fenômeno religioso ao político, o meio ambiente, os biomas ameaçados, a violência urbana e no campo. Respondendo às perguntas dos jornalistas disse que a polarização vai além do Brasil, em outros países e continentes, um fenômeno que vai levar anos para ser resolvido, como o ódio que se infiltrou nas estruturas, ferida mortal para a civilização.

 

 

10/04/2024

1º Dia da 61ª Assembleia da CNBB


Foto:Vatican News

Retiro dos Bispos do Brasil, com pregação do cardeal Pietro Parolin, marcará os dois primeiros dias da 61ª AG CNBB

O primeiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), 10 de abril, tem início às 7h, com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, presidirá a celebração que terá como concelebrantes os membros da presidência da Conferência: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoerpers. Os membros do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, composto por bispos que presidem as Comissões, integrarão a procissão de entrada.

A Sessão de Abertura da 61ª AG CNBB acontece de 8h45 às 9h45 (neste momento, a Assessoria de Comunicação da Assembleia abrirá a plenária para a entrada dos veículos de comunicação credenciados captarem apenas imagens).

Quem faz a abertura da primeira sessão da Assembleia é presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, seguido por saudações do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes; o reitor do Santuário N.. de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo e o prefeito de Aparecida, Luís Carlos de Siqueira. Os demais representantes da presidência da CNBB também integram a mesa de abertura.

Participam da primeira Coletiva de Imprensa, às 10h30, na Sala de Coletivas, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. 

Os jornalistas não credenciados que desejarem participar remotamente poderão enviar suas perguntas para o WhatsApp da Assessoria de Comunicação - (61) 2103-8313.

O destaque da segunda sessão, que terá início às 11h, ficará por conta da  apresentação do Relatório do Presidente, com a síntese das ações da CNBB, sob a condução de sua nova presidência no período que compreende a última assembleia, a 60ª AG CNBB - abril de 2023 a abril de 2024. 

O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país, às 11h50.

O Retiro dos Bispos, cujo pregador será o cardeal Parolin, tem início às 16h desta quarta-feira, 10 de abril, e se estende por todas as sessões do dia 11/04. Como parte do momentos de oração, neste dia, os bispos vivenciarão a celebração penitencial, às 10h30.

No dia 10 de abril, a Assessoria de Comunicação da CNBB estimulou a Igreja e comunidades católicas no Brasil a criarem momentos de oração pela 61ª AG CNBB e a compartilharem nas redes sociais usando a hashtag #eurezopelaassembleiadosbispos.

 No dia 12/04, retomam-se as sessões para encaminhamentos dos temas da Assembleia.

Onde acompanhar a 61ª Assembleia da CNBB?

● Hotsite da Assembleia Geral e site da CNBB

● Acompanhe a cobertura nas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook)

● As celebrações e coletivas serão transmitidas pelo portal A12 e no canal de Youtube

da CNBB.

09/04/2024

61ªAssembleia Geral da CNBB (5)

Começa a Assembleia dos Bispos

Dia 10 de abril, inicia a 61ª Assembleia com a Missa às 7h, no Santuário de Aparecida, transmitida pela TV Aparecida.

Em seguida, iniciam-se os trabalhos, com o tema central e outros 18 temas e informes diversos.

Entre eles: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Inteligência Artificial, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, COP 30, Eleições Municipais, Campanhas e outros


Ir. Patricia Silva,fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
fenaj 1685/07

08/04/2024

61º Assembleia Geral da CNBB (3)

Cardeais do Brasil (2024)


- Odilo Pedro Scherer      —     Arcebispo de São Paulo 

           

- João Braz de Aviz   —  Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Vaticano


- Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M.  -  Arcebispo de Manaus


- Raimundo Damasceno Assis  —  Arcebispo Emérito de Aparecida


- Orani João Tempesta, O.Cist   -   Arcebispo do Rio de Janeiro     


- Sérgio da Rocha        Arcebispo de Salvador


- Paulo Cezar Costa    —   Arcebispo de Brasília




____________________________________________

Ir. Patricia Silva, fsp - Fenaj 1685/07




61º Assembleia Geral da CNBB (2)

 

*Participantes*

A 61ª Assembleia da CNBB reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares, coadjutores e eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja.

Atualmente, a Igreja no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. Os bispos são 486, dos quais 318 estão no exercício pastoral de alguma Diocese e 168 são bispos eméritos.

____________________________________________

Ir. Patricia Silva, fsp - Fenaj 1685/07

07/04/2024

61º Assembleia Geral da CNBB (1)

 


Data, tema, início 


A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece de 10 a 19 de abril de 2024, em Aparecida (SP). O tema central  é a realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).


Tem início no Santuário Nacional de Aparecida, na quarta-feira, 10 de abril, às 7h, com a Missa (com Laudes), presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.


____________________________________________

Ir. Patricia Silva, fsp - Fenaj 1685/07



MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

58º Dia Mundial das Comunicações Sociais - 12 de maio de 2024

Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana  O Papa Francisco reflete sobre a evolução da intelig...