Páginas

19/09/2024

Livro "Amizade", do cardeal Tolentino, é o vencedor do Prêmio Giordano



O livro “Amizade”, do cardeal Tolentino, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, é o vencedor da 12ª edição do prêmio Giordano,  nome do arcebispo de Nápoles. 

O segundo lugar para o livro “Mataram também as crianças”, de Pe. Paweł Rytel-Andrianik, responsável pela seção polonesa da Rádio Vaticano, e Manuela Tulli, correspondente vaticana da ANSA. 

Terceiro lugar para “João XXIII e Paulo VI” de Marco Roncalli.

 A cerimônia será no sábado, 21 de setembro de 2024, às 16h00, em Nápoles, na Basílica da Incoronata Madre del Buon Consiglio.

Fonte: Vatican News      Foto: IHU

Paulinas        Ir. Patrícia Silva, fsp

17/09/2024

Hino da Campanha da Fratenidade 2025


De acordo com o tema “Fraternidade e ecologia integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), o tema evoca a inter-relação entre o Criador e toda a criação, destacando o ser humano como protagonista do cuidado.  

A escolha é motivada, entre outros fatores, pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelo aniversário de 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, pelo Papa Francisco, e pela realização da COP 30 em Belém (PA), a primeira a ser organizada na Amazônia

Ouça o Hino:

Hino da CF 2025 

A letra é de composição de Ismael Oliveira do Nascimento, natural de Iguatú (CE) “Podemos dizer que o pano de fundo em toda a letra proposta é o magistério do Papa Francisco, que tem insistido bastante nesse diálogo com as mudanças climáticas”, disse o autor


O autor da música é o Miguel Philippi, regente de corais na arquidiocese de Florianópolis (SC).                                                                                                                                                                        

Cartaz 

A imagem do cartaz da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da assessoria de comunicação da CNBB. Nela é apresentado, em destaque, São Francisco de Assis, que representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor do Pai, em Jesus crucificado, e reconciliou-se com Deus, os irmãos e toda a criação. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera. 

No centro do cartaz, a cruz recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. Da mesma forma, a Quaresma é um tempo de reconstrução de cada cristão e comunidade, da sociedade e toda a Criação, porque os homens são chamados à conversão. 

Ainda está presente a natureza, representada por uma araucária, um ipê amarelo, um igarapé, um mandacaru, uma onça pintada e umas araras canindés, que simbolizam a fauna e a flora brasileiras. Também apresenta o cenário urbano, com prédios e favelas, onde se aglomeram verdadeiras multidões em um estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida.

FONTE: CNBB                                                                                                                            

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

Venerável Ibiapina - Advogado dos pobres e peregrino da caridade

  O Papa Francisco, em 31 de março de 2025, declarou Venerável o Brasileiro, natural de Sobral, no Estado do Ceará, José Antônio Maria Ibiap...