Páginas

27/09/2024

46ª Viagem Apostólica de Francisco: Bélgica


 O Papa Francisco encontrou-se com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo diplomático, nesta sexta-feira (27/09), no Castelo Real de Laeken, na Bélgica, segunda etapa de sua 46ª Viagem Apostólica Internacional.

Francisco manifestou satisfação por visitar a Bélgica, e disse que quando "se pensa neste País, evoca-se ao mesmo tempo algo pequeno e grande, um país ocidental e simultaneamente central, como se fosse o coração pulsante de um organismo imenso".

"A Bélgica não é um Estado muito extenso, mas a sua história peculiar fez com que, imediatamente depois da Segunda Guerra Mundial, os povos europeus, cansados e exaustos, iniciando um sério caminho de pacificação, colaboração e integração, olhassem para ela como a sede natural das principais instituições europeias. Por se situar nos limites entre o mundo germânico e o mundo latino, fazendo fronteira com a França e a Alemanha, que mais encarnaram as antíteses nacionalistas da origem do conflito, surgiu como lugar ideal, quase uma síntese da Europa, de onde partir para a sua reconstrução, física, moral e espiritual", frisou o Papa.

A Bélgica é uma ponte 

Poder-se-ia dizer que a Bélgica é uma ponte: entre o continente e as ilhas britânicas, entre as regiões germânicas e francófonas, entre o sul e o norte da Europa. Uma ponte para permitir a expansão da concórdia, fazendo retroceder os conflitos. Uma ponte onde cada um, com a sua língua, a sua mentalidade e as suas convicções, se encontra com o outro e escolhe a palavra, o diálogo e a partilha como meios de relação. Uma ponte, portanto, indispensável à construção da paz e ao repúdio da guerra.

Segundo o Papa, a Europa precisa da Bélgica "para se lembrar da sua história, feita de povos e culturas, de catedrais e universidades, de conquistas do engenho humano, mas também de muitas guerras e de uma vontade de domínio que, por vezes, se converteu em colonialismo e exploração. A Europa precisa da Bélgica para prosseguir na via da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem".

DE: Vatican.news

O Papa: consolar e servir é a linda missão que o Senhor nos confia

"Consolar e servir são dois aspectos fundamentais do amor que Jesus nos deu, nos confiou como missão e nos indicou como único caminho para a alegria completa", disse Francisco à Comunidade Católica reunida na Catedral de Notre-Dame, em Luxemburgo. 

"O nosso encontro coincide com um importante Jubileu Mariano, com o qual a Igreja luxemburguesa comemora quatro séculos de devoção a Maria, Consoladora dos Aflitos e Padroeira do País", sublinhou ainda o Papa.

Papa Francisco em Luxemburgo

25/09/2024

46ª viagem apostólica do Papa Francisco

Catedral de Bruxelas


De 26 a 29 deste mês, setembro,  Francisco vai à  Bélgica e a Luxemburgo, no coração da Europa para falar de paz, clima e migração. 

Existem cerca de 8 milhões e 400 mil católicos na Bélgica e menos de 300 mil em Luxemburgo. A paz será um dos temas principais dos sete discursos (todos em italiano) que o Papa Francisco proferirá durante a viagem.      “A secularização é um tema, mas talvez seja ainda mais o desafio do testemunho cristão numa Europa onde o cristianismo é menos conhecido do que no passado”, sublinhou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Francisco deve visitar Luxemburgo na quinta-feira e depois passar o resto da semana na Bélgica, terminando com uma missa em Bruxelas no domingo.


Programação

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024


ROMA - LUXEMBURGO - BRUXELAS


8h05 Partida de avião do Aeroporto Internacional de Roma-Fiumicino com destino a Luxemburgo

10h00 Chegada ao Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel

10h00 Cerimônia de boas-vindas

10h45 Visita de cortesia ao Grão-Duque do Luxemburgo no Palácio Grão-Ducal

11h15 Encontro com o Primeiro-ministro

11h50 Encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo diplomático no Cercle Cité

16h30 Encontro com a comunidade católica na Catedral de Notre-Dame do Luxemburgo

17h45 Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional do Luxemburgo-Findel

18h15 Partida de avião do Aeroporto Internacional do Luxemburgo-Findel com destino a Bruxelas

19h10 Chegada à Base aérea de Melsbroek

19h10 Cerimônia de boas-vindas 

 


Sexta-feira, 27 de setembro de 2024


BRUXELAS - LOVAINA


9h15 Visita de cortesia ao Rei dos Belgas no Castelo Real de Laeken

9h45 Encontro com o Primeiro-ministro 

10h00 Encontro com as autoridades e a sociedade civil

16h30 Encontro com os professores universitários da Universidade Católica de Lovaina (KU Leuven) na Promotiezaal 

 


Sábado, 28 de setembro de 2024


BRUXELAS – LOUVAIN-LA-NEUVE


10h00 Encontro com bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Basílica do Sagrado Coração de Koekelberg

16h30 Encontro com os estudantes universitários da Universidade Católica de Lovaina (UCLouvain) na “Aula Magna”

18h15 Encontro privado com os membros da Companhia de Jesus ​​​​no Collège Saint-Michel

 


Domingo, 29 de setembro de 2024


BRUXELAS - ROMA


10h00 Santa Missa no Estádio Rei Balduíno

Angelus

12h15 Cerimônia de despedida na Base aérea de Melsbroek

12h45 Partida de avião da Base aérea de Melsbroek com destino a Roma

14h55 Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma-Fiumicino


Fonte: Vatican news


MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

Venerável Ibiapina - Advogado dos pobres e peregrino da caridade

  O Papa Francisco, em 31 de março de 2025, declarou Venerável o Brasileiro, natural de Sobral, no Estado do Ceará, José Antônio Maria Ibiap...