Páginas

20/05/2023

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) 2023

 
A busca da unidade ao longo de todo o ano

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, acontece na semana que antecede Pentecostes. Neste ano de 2023, de 22 a 28 de maio.

Tema

O tema que inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã, edição 2023, foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Este grupo foi composto por pessoas ecumênicos, ativistas em direitos humanos, algumas delas pastores/as em comunidades e congregação, outras não. O grupo foi acompanhado por outro grupo internacional integrado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã do Vaticano e pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas. 

Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida do dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).   

A brutalidade do massacre contra o povo Dakota não contribuiu para que, ao longo dos anos, fossem assumidos compromissos para o enfrentamento do racismo. Ao contrário, outras histórias tão cruéis como a ocorrida em 1862 aconteceram. A mais recente, que repercutiu globalmente, foi o assassinato de George Floyd, em março de 2020, no contexto da Covid-19. O crime foi cometido pelo policial de Minneapolis, Derek Chauvin. Este crime, perpetrado por um agente a serviço do Estado, mobilizou a população afro-americana, que denunciou os inúmeros crimes racistas que ocorrem diariamente no país. Esta onda de mobilização e denúncia ficou conhecida como “Vidas negras importam” e contribuiu para a amplificação das denúncias de crimes racistas que ocorrem diariamente em diferentes países, em especial, naqueles em que o colonialismo se atualiza. O policial Derek Chauvin foi demitido e tornou-se o primeiro oficial de polícia na história moderna de Minnesota condenado pelo assassinato de uma pessoa negra.

O racismo nos Estados Unidos é o maior fator de divisão interna das comunidades eclesiais. É por isso que nossos irmãos e irmãs de Minnesota nos alertam, a partir de suas experiências, que não é possível falar em unidade da igreja e entre as igrejas sem assumir o racismo como um dos principais pecados geradores de divisão. Enquanto não conversamos sobre o racismo e não assumirmos compromissos concretos para superá-lo, seremos igrejas divididas. 

O Conselho de Igrejas de Minnesota nos convoca à reflexão sobre os desafios que precisamos enfrentar, para que o testemunho de fé em Jesus Cristo seja antirracista.  Como igrejas, temos o desafio de olhar para nossa história a fim de realizar a crítica da relação instrumentalizada entre a fé cristã e o colonialismo. Ao longo da história, essa relação nada evangélica legitimou, com argumentos teológicos, a escravização de povos originários e africanos. 



Oração da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2023 

Deus, justo e compassivo, 

sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos

laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas.  


Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida. 

Que da tua companhia amiga, 

aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas.  


Envolva-nos com tua graça 

para que tenhamos coragem para vencer as barreiras 

e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões. 

Dá-nos a Tua ternura para que o nosso coração esteja aberto 

a acolher a beleza da diversidade de Tua criação.  


Anima-nos para o encontro com as diferentes culturas, 

tradições religiosas, etnias, línguas e cores. 

Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte.

 Ajuda-nos a ver nas outras pessoas a Tua face, 

para vencermos o racismo e os preconceitos.

Dá-nos a tua paz, hoje e sempre.

Amém. 

▶ E-BOOK DA SOUC 2023

Desde o ano de 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.

Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2023).

Mais informações: https://www.conic.org.br/portal/vivencia-ecumenica/semana-de-oracao-pela-unidade-crista-souc

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

58º Dia Mundial das Comunicações Sociais - 12 de maio de 2024

Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana  O Papa Francisco reflete sobre a evolução da intelig...