Páginas

02/07/2025

O Papa às religiosas: enraizadas no amor, lançar as sementes do bem




O Papa Leão XIV recebeu em audiência, na segunda-feira (30/06), no Vaticano, as representantes de alguns institutos religiosos femininos que estão em Capítulo Geral.


Vocês pertencem a Congregações nascidas em momentos e circunstâncias diferentes, através da ascese, da coragem e da santidade de vida de fundadores e fundadoras, que inspirou e fez crescer novas formas de serviço, especialmente em relação aos mais frágeis: crianças, meninos e meninas pobres, órfãos, migrantes, aos quais, com o tempo, se somaram os idosos e os doentes, além de muitos outros ministérios de caridade.


O Papa recordou Santo Agostinho, que falando sobre a primazia de Deus na vida cristã, afirma: «Deus é o tudo, o seu tudo. Se você está com fome, Deus é o seu pão; se você está com sede, Deus é a sua água; se você está nas trevas, Deus é a sua luz que não tem ocaso; se você está nu, Deus é o seu manto imortal».


"Essas são palavras que são boas para nos questionarmos: até que ponto isso é verdade para mim? Até que ponto o Senhor sacia minha sede de vida, de amor e de luz?", disse ainda o Papa, acrescentando:


Foi esse arraigamento em Cristo que levou quem nos precedeu - homens e mulheres como nós, com dons e limitações como os nossos - a fazer coisas que talvez nunca tivessem pensado poder realizar, permitindo-lhes lançar as sementes do bem que, atravessando séculos e continentes, hoje alcançaram praticamente o mundo inteiro, como demonstra a presença de vocês.


"Algumas de vocês, como mencionado, estão participando do Capítulo Geral, outras estão aqui para o Jubileu", recordou Leão XIV. "De qualquer forma, trata-se de fazer escolhas importantes das quais depende o futuro de vocês, das irmãs e da Igreja", acrescentou o Papa, recordando as palavras que São Paulo dirigiu aos cristãos de Éfeso: «Que Cristo habite em seus corações pela fé, para que, estando enraizados e alicerçados no amor, vocês possam compreender, com todos os santos, qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que supera todo conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda a plenitude de Deus».

"Obrigado pelo seu trabalho e pela sua fidelidade. Que a Virgem Maria as acompanhe, junto com a minha bênção", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

O Papa às religiosas: enraizadas no amor, lançar as sementes do bem

O Papa Leão XIV recebeu em audiência, na segunda-feira (30/06), no Vaticano, as representantes de alguns institutos religiosos femininos que...