Páginas

26/04/2023

O papel das mulheres na Igreja no novo documento do Sínodo



O texto, intitulado “Alarga o espaço de tua tenda”, apresenta tópicos para garantir que ‘ninguém seja excluído’.

O documento de 56 páginas, lançado em 27 de outubro, apresenta vários dos principais temas das sessões de escuta realizadas com milhões de católicos em todo o mundo no ano passado. Embora o documento tenha o cuidado de observar que não é um ensinamento magistral da Igreja, é sem dúvida a expressão mais abrangente e sincera do relacionamento da Igreja Católica com o mundo moderno já divulgada pelo Vaticano.

112 das 114 conferências episcopais de todo o mundo apresentaram relatórios de síntese, juntamente com todas as Igrejas Católicas Orientais e departamentos do Vaticano, associações religiosas e católicas leigas e consultas online do “Sínodo Digital”.

O relatório dedica atenção significativa ao papel das mulheres na vida da Igreja, observando que foi uma preocupação mencionada por todos os continentes que apresentaram relatórios sinodais.

As mulheres continuam a ser a maioria dos que frequentam a liturgia e participam das atividades, os homens uma minoria; mas a maioria dos papéis de tomada de decisão e governança são ocupados por homens”, afirma. “Está claro que a Igreja deve encontrar maneiras de atrair homens para uma pertença mais ativa na Igreja e permitir que as mulheres participem mais plenamente em todos os níveis da vida da Igreja”.

“Como resultado, as mulheres são excluídas de papéis significativos na vida da Igreja, discriminadas por não receberem um salário justo por seus ministérios e serviços”, disseram. “Mulheres religiosas são muitas vezes consideradas como mão de obra barata”.

Sobre esta questão, o documento afirma que “o caminho para uma maior inclusão – a tenda alargada – é gradual”.

Leia mais no documento "Alarga o espaço da tua tenda"  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

Oração do Jubileu 2025