Páginas

17/04/2023

Dia Nacional do Livro - 140 anos de Monteiro Lobato


Foto: Pixabay.com

Em 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Neste dia, em 1882, nasceu em Taubaté (SP), Monteiro Lobato. Escreveu para adultos e crianças.  Vale a pena recordá-lo.



Em 1914, Monteiro Lobato redigiu Urupês, criando o Jeca Tatu, seu personagem - símbolo. Jeca representa toda a miséria e atraso econômico do país de então, e o descaso do governo em relação ao Brasil rural. 

Turma do Sítio do Picapau Amarelo

Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, de 1920, alcançou imenso sucesso. A partir daí nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. 

O livro As Ideias de Jeca Tatu

Jeca Tatu foi um expressivo personagem que intitulou um livro. Jeca é o caipira simplório.  Vive no interior, mora no mato, numa casinha de sapé, na maior pobreza, com sua mulher, muito magra, e vários filhinhos pálidos e tristes.

Foto: Pexels.com

Jeca Tatu passa os dias de cócoras, pitando enormes cigarros de palha, sem ânimo para fazer coisa alguma. O que o deixa como um preguiçoso?

Ele não é assim. Ele está assim

Para Lobato, “Jeca Tatu não é assim, ele está assim”. É vitimado pelo desprezo de um governo nada preocupado com sua classe social. Jeca é um caipira de aparência desleixada, barba rala, calcanhares rachados, pois ele não calça sapatos.

É a imagem de muitos caipiras, caboclos abandonados  pelo poder público ao atraso econômico, educacional, à indigência, às doenças.

Jeca Tatu está doente

A preguiça e o desleixo de Jeca Tatu tem uma causa: ancilostomíase ou amarelão, A ancilostomíase é uma infecção provocada por Ancylostoma duodenale. Causa amarelão e anemia por deficiência de ferro em regiões endêmicas.

Foto: Pixabay.com

Esses vermes são contraídos com os pés descalços, a falta de higiene e cuidados básicos. Jeca Tatu já foi  personagem da campanha em favor do saneamento básico, além de esclarecer e educar a população sobre a doença tropical que, na época, vitimava milhões de brasileiros, e era tão negligenciada: o amarelão. 

Como a vida de Jeca Tatu muda?

A vida do Jeca muda radicalmente, quando tratado por um médico que o visita e orienta. Cura-se, recupera o ânimo e a saúde, e volta a trabalhar. Sua roça prospera e sua família também se transforma em pessoas saudáveis.

 Há no Jeca uma mudança contínua.  Jeca é o símbolo do povo mais fragilizado, descartado, indesejado e invisível na sociedade. Um povo que se desenvolve criando consciência e buscando seus direitos.


TAGS:#Monteiro Lobato, #Dia Nacional do livro infantil #JECA TATU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MInistério da Visitação - Ir. Patricia Silva

Oração do Jubileu 2025